Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O CARRO DEU PERDA TOTAL E FOI COMPRADO PELO LEASING











Esta consulta é muito interessante, vejam :

Meu ex  ficou com o carro que comprei por leasing, está no meu nome. Ele acaba de me informar que bateu com o carro e deu perda total. Com isso fico livre do leasing ou arrumei mais um problema????

O que vai acontecer? O que devo fazer?
Se vc puder me ajudar me dando algumas informações... agradeço bastante. 
Maria José

Prezada Maria José, 

Em primeiro lugar, vc deve comunicar à empresa de leasing que ocorreu o sinistro e juntar cópia do B.O. e outros documentos , se vc tiver (nota fiscal de remoção do veiculo, entrada em oficina, etc)

O seguro já deve ter sido feito a favor da empresa de leasing, mas vc deve comunicar a seguradora do acidente e indicar onde se encontra o veiculo para vistoria ( se ainda isso não foi feito).

Agora, quanto à parte financeira : em um leasing normal (chamado operacional), o contrato se extinguiria pelo desaparecimento do bem e a arrendadora (leasing) ficaria com a indenização.

Mas....vc fez um leasing chamado financeiro, que nada mais é que o financiamento disfarçado.

No seu contrato deve ter alguma previsão de que se o valor da indenização for superior ao saldo devedor do contrato, vc recebe a diferença e se for inferior, vc paga....

Mas isso pode gerar uma boa discussão jurídica, até porque vc vem pagando o chamado valor residual embutido nas parcelas, que seria utilizado para o veiculo ser transferido para seu nome no final do contrato.

Por isso é importante a análise do contrato, MAS muito provavelmente o Banco (empresa de leasing) deve ter colocado mais esse encargo lá.  

Mesmo assim, cabe discussão juridica, que se inicia quando eles enviarem um boleto para vc pagar, com o saldo devedor.....


Para ser seguidora do blog é só clicar em
  
Seguidores
http://www.google.com/friendconnect/dimage?image=ZOOMY&color=%23999999

Seguir


que fica no lado esquerdo da pagina e seguir as instruções....

Vai me passando o andamento do assunto...

Abraço,

MARIO ARCANGELO MARTINELLI

31 comentários:

Girlene Moura disse...

Olá tenho muitas duvidas ...no ano passado meu comprou um veiculo,fianciado...meus pais não tem cnh, meu tio foi dirigindo o carro em uma viajem a Bahia junto com a familia total de pessoas 6 dentro do carro. na volta para Brasilia ele tentou fazer uma ultrapassagem com uma carreta o pneu bateu dentro de um buraco e estourou o pneu dianteiro que vei a girar na pista em sentido a outra pista pegando de lado com a carreta que seguia para Bahia. Graças a Deus está todos vivo mais a uma imprudencia do meu tio envolveu terceiros...a carreta ficou com 4 pneus estourados e e tanque de oleo furado por causa da colisão. o veiculo do meu pai que meu tio dirigia,ficou com a metade batida. porém meu pai não tinha feito a transferencia do veículo para seu nome, não tinha passado pela vistoria do Detran para transferencia de documentos. meu pai levou o carro em uma oficina para concerto que fecharam em 8 mil o concerto.porém meu tio deu 3mil de entrada,que o dono da oficina depois de um mes apos deixada do veiculo na oficina,havia vendido a oficina para outra pessoa que não quiz assumir ao concerto pedindo para retirar o veiculo da oficina ...o antigo dono havia sumido com o dinheiro,meu pai retirou o carro da oficina. e além do carro batido,sem transferencia de documento,meu pai ainda tá pagando o banco todo mes juros abusivos o que ele deve fazer?, vcs podem ajudar-nos? poderia nos dá informações de que procedimentos agir? obrigado.agradeço por informar...

Girlene Moura disse...

esqueci de comentar o veiculo e nem a carreta não tinha seguro ...

Girlene Moura disse...

e mu tio disse que não vai mais pagar nada pelo acidente. e só ele pode recorrer contra o dono da oficina porque está no nome dele o recibo do dinheiro.ou só se ele passase uma procuração para meu pai recorerrer mais ele disse que nem passa e nem vai mais pagar nada,meu pai já foi a justiça para fazer uma conciliação ele não quiz nehum acordo ...nossa o que fazemos ?? pois meus pais são de familia de baixa renda e meu pai tinha feito suas economias toda para a viajem. porém foi obrigado a gastar muito durante o acidente com remedios e transporte. agora meu api não tem estudo e nem sabe como agir....se nos ajudar serei grata....obrigada.

Vânia disse...

Há um mes atrás sofri um acidente com perda total,veículo zero 2010, completo 30.000 reais.Dei 8 mil de entrada e financiei os outros 22 mil.
Hoje pela tabela fipe meu carro vale 23.500 reais e meu saldo devedor com a financiadora é de 20.000
Minha dúvida é: realizo a substituição da garantia por outro carro, ou liquido logo isso e fico livre desse lesing?
Todos reclamam da demora da substituição...não seria melhor me livrar desse lesing e financiar por CDC? mesmo tendo prejuizos?
por que só eu que tive prejuízo de 10 mil reais enquando a financeira receberá os 20 mil mais as 10 parcelas que paguei de 530,00 reais? totalizando=25.300!!!
posso fazer algo em relação a isso? e o valor residual?
Desde já agradeço pois estou meio perdida!!!

Monica disse...

Bateram em meu carro e a seguradora do infrator deu perda total em meu veículo sendo que o carro estava comigo a pouco tempo e eu ainda não havia tido oportunidade de abrir o recibo do carro, ele está fechado em nome de terceiros e a seguradora está me obrigando a passar para meu nome, só que para passar para meu nome eu teria que abri-lo em nome do individuo que fechou e depois comunicar novamente a venda do veículo para passar para o meu nome e depois fechar o doc do mesmo no nome da seguradora, a questão é: Eu conheço vagamente o ex-proprietário do carro, parece ser uma pessoa honesta, mas quem ver cara não ver coração, por isso eu gostaria de saber se existe algum tipo de procuração que ex-proprietário possa assinar para que eu não tenha que abrir o doc em meu nome e sim só no dele e assim eu passo logo para a seguradora, o detran está marcando transferencia de propriedades para 1 mês e meio, quer dizer, com isso ficarei quase 3 meses pra resolver essa questão, e se eu só passar para o nome dele e assim transferir para a segurado em 1 mês eu fico longe desse problema, me ajudem por favor, quem puder me responder me mande um e-mail que serei eternamente grata. monikinha-adao@bol.com.br.

MARIO ARCANGELO MARTINELLI disse...

Pois é Monica, a Seguradora está certa. Ela só ira pagar a indenização para o proprietário oficial do carro, conforme o Certificado do Detran.

Para evitar burocracia, se vc tem acesso ao ex proprietário original, leve o comprovante de compra junto ao 2º ex proprietário comprovando a venda para vc e peça para ele passar direto para você.

O vendedor tem que assinar o reconhecimento da firma pessoalmente, no cartório, não vale procuração.

Em tese o 1º proprietário e também o 2º têm interesse em transferir logo, para evitar multas, pontos na carteira e responsabilização pelo veiculo que não é mais deles.

Boa sorte!

PS: ESTE BLOG ESTÁ COM UM NOVO ENDEREÇO NA INTERNET, MAIS MODERNO E AMIGÁVEL : www.advogadodedefesa.blogspot.com ! Visite e seja um seguidor....

Mario Martinelli
Advogado

marcos disse...

sofri um acidente de carro em janeiro, o outro motorista assumiu a culpa e me colocou como terceiro, entrei em contato com a seguradora e eles me deram um numero de sinistro e o endereço da oficina, paguei o guincho para leva-lo ate a oficina, a mesma deu PT, passado tempos a seguradora negou o sinistro, entrei em contato com o segurado e o mesmo me disse que ia dar um jeito de a seguradora me pagar, continuei em contato com o segurado e com o corretor dele, e em momento nenhum eles me disseram que eu não receberia, semana passada fui ate a oficina para ver o carro, mas a seguradora havia mandado o carro para o pátio de leilão, sem sequer me comunicar, a seguradora me deu uma autorização para ver o meu carro, chegando la notei que o carro estava todo mexido, com peças trocadas, algumas faltando e outras quebradas, gostaria me saber o que devo fazer.

Mario Arcangelo Martinelli disse...

Caro Marcos,

O fato de o outro motorista ter "assumido a culpa" não significa que a Seguradora concorde com êle e pague o sinistro.

Na verdade, ela pode até tentar provar que a culpa foi sua e buscar cobrar na Justiça o prejuízo que teve com o carro segurado.

Então seu prejuizo pode ser grande e pode não ser limitado à pt do seu carro....

Tudo isso para lhe dizer : procure um advogado imediatamente, pois se a culpa foi realmente da outra parte, você deve aciona-la.

Veja bem, quem lhe deve indenização é a pessoa culpada pelo acidente e não a seguradora.

A seguradora pode ser cobrada por ter removido o carro para um patio, sem sua autorização e pelas perdas e danos que isso ocasionou.

São duas ações distintas que devem ser tomadas imediatamente, o tempo vai contra você, em todos os sentidos.

Boa sorte e dê noticias sobre a evolução do assunto !

Mario Arcangelo Martinelli

seja nosso seguidor no novo endereço do blog : www.advogadodedefesa.blogspot.com

Bethania disse...

Bateram no meu carro, está financiado em 60x e paguei 8 parcelas. A seguradora deu PT (técnica), e a minha preocupação é com o valor que já paguei e como ficarão os juros financiados. Um acordo com a seguradora para arrumar meu carro, é possível?? quais são os meus direitos em relação a me recusar a aceitar a PT do carro (sei que isso é possível) tenho que reconhecer firma em cartório. Mas eles querem que eu assine a carta antes, deles me dizerem o valor do acordo que a seguradora vai fazer para o conserto do carro... O que devo fazer???

Dr. Mario Arcangelo Martinelli disse...

Bethania,

Em primeiro lugar precisamos saber se o seu contrato é de CDC ou Leasing (Arrendamento).

Se for CDC, o que acontecerá é que o vlr da indenização servirá primeiro para liquidar o empréstimo e depois, se sobrar, vai para você.

Entretanto, você deve participar da liquidação antecipada com o banco, pois você tem direito ao desconto integral dos juros embutidos nas parcelas a vencer. Tem que conferir o valor da indenização se está de acordo com o valor de mercado do carro e se os juros foram corretamente deduzidos pela financeira.

Se , mesmo assim, ficar saldo devedor, vc continua responsável por êle.

Se for Leasing, o tratamento é diferente. o Valor da indenização pertence à financeira e você fica quitada e ainda tem a receber os valores de VRG embutidos nas parcelas que vc já pagou.

Entretanto, com certeza, você vai precisar de assistência jurídica pois o Banco vai tentar passar o prejuízo para você.

Você pode renunciar à PT e promover os reparos por sua conta, pois a Seguradora não é obrigada a cobrir :

Conserto de danos (avarias) que não correspondam ao necessário para retornar o veículo às
mesmas condições em que se encontrava imediatamente antes do Sinistro;

Se a Seguradora chegou à conclusão de que os reparos necessários atingem 75% do valor do carro, deverá pagar a indenização total, sem desconto da franquia.

Não há logica para fazer diferente e se o Segurado insistir, pode ficar sem receber nada.

Mas não assine nada que não esteja bem claro para você.

Procure a assistência de um advogado, pois qualquer erro pode lhe custar muito mais que os honorários.

Boa sorte.

marcelo disse...

ola tenho uma grande duvida , bateram em meu carro,fizeram vistoria, e vãofazer uma nova vistoria, possivelmentevai dar pt, gostaria de saber como funciona , a questão da indenização, sendo que o meu carro e lising, financiado em 60x e ate agora paguei apenas 14 parcelas do mesmo, como funciona ?

MAM disse...

Pelo contrato padrão a seguradora pagara' o sinistro ao banco. Se sobrar do valor contratado vc recebe a diferença , se faltar vc paga.

Mas isso e' discutível em juízo .

Leve seu contrato a um advogado para uma analise e veja os valores com a seguradora e com o banco.

Querendo, volte s'o blog. Boa sorte !

Anônimo disse...

E se for ao contrário, comprei um carro no leasing e depois descobri que era perda total pois nenhuma revenda aceita de volta... o que fazer ?
Grato,
Fabio
mayrep@msn.com

mario arcangelo martinelli disse...

Vc pode entrar com uma ação contra a leasing para entrega do carro e com devolução dos valores pagos a título de VRG que pode chegar a 50% do valor total pago.

Anônimo disse...

OI BOA TARDE MEU CARRO TEVE UM SINISTRO E A SEGURADORA DEU PERCA TOTAL EU DIVIDI O MEU SEGURO EM 10X E ATÉ AGORA SO HAVIA PAGO 3 PACELAS O QUE EU FAÇO?

YHUALA

mario arcangelo martinelli disse...

O parcelamento do premio, se estiver sendo pago em dia, garante a indenização integral se houver sinistro.

Vá em frente!

Anônimo disse...

Olá

O seguro deu PT no meu carro e comprei ele no consorcio.Não queria que o bradesco quitasse o consorcio, pois prefiro continuar pagando e substituir o bem.É possivel?

Anônimo disse...

olá ,meu nome é bruno mateus,tenho um veiculo veiculo que estava parcelado ,no valor do compra e venda o veiculo esta por 12.000 só que dei 8 de entrada e mais uma moto no valor de 3.000 e paguei mais seis prestações ,só que a financeira disse que eu peguei 23.000 com ela ,sendo que ,se o veiculo foi pago 15.000 na agencias ,e quando fui pegar o recibo ,estava preenchido 12.000 ,então para financeira não foi passada os 8.000 e nem mais a moto no valor de 3.000 e ela esta me cobrando um empréstimo de 23.000 o que faço ,o veiculo esta preso ha quase três meses no rodando legal ,já esta quase indo para leilão . me ajude por favor grato Bruno Mateus

mario arcangelo martinelli disse...

Olá Bruno Mateus,

Seu caso, em primeiro lugar, é de polícia, pois tem todos os indicios que vocè é vitima de um estelionato.

A loja vendedora deve ser acionada também na área Civil para devolver os valores cobrados a maior.

Procure urgente um advogado.

Boa sorte!

mario arcangelo martinelli disse...

Quanto ao prezado anonimo que teve PT em carro de consorcio, sua ideia é possivel, desde que a seguradora e o consorcio concordem e que vc pague as diferenças de valor entre os bens.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá, Bati num carro e ele bateu em outro. meu carro não tem suguro e nem o terceiro. estava tudo acertado para eu pagar a franquia do carro dele, mas ele disse que não precisava mais, pois a seguradora deu PT no carro dele, mesmo o carro dele ter saído funcionando normal sem nenhum problema que o impedisse de dirigir. agora a seguradora dele está me cobrando o valor que pagou pelo carro dele. oque faço?

mario arcangelo martinelli disse...

Odesio :

Vc tem que provar que os danos causados pelo acidente não foram corretamente avaliados.

A Seguradora deve entrar com processo contra vc - se já não entrou - e aí vc precisa de um advogado para defende-lo e provar ou que vc não teve culpa pelo acidente, ou que os valores cobrados estão errados.

Unknown disse...

Ola amigos,

Recentemente adquiri um carro financiado (cdc) no valor em 48x, sendo uma entrada de 12mil.
Foram pagos 6x, quando um veículo colidiu com o meu, ocasionando a perda total.

O que acontecerá agora?
Sairei no prejuízo? Pois além das parcelas que devem ser quitadas, há os juros embutidos, ou seja, entendo que sairei perdendo, de alguma forma perderei o a entrada do veículo.

Pode me ajudar neste caso, por favor?

Obrigado

mario arcangelo martinelli disse...

Caro André,

Se vc não foi culpado pelo acidente, pode acionar o outro motorista para ser indenizado.

Sem seguro, em nenhum dos dois veiculos, essa é a unica chance de recuperar o prejuizo, pois vc tem que pagar o financiamento até o fim.

Anônimo disse...

Ola tudo bem...Li os comentarios acima...meu carro deu PT..e sou terceiro..é financiado em CDC,se entendi bem a seguradora paga o valor do carro pela tabela FIPE par financeira,o que faltar eu pago e ainda de quebra fico a pé?Quer dizer que só tomei prejuízo ja que fui inocente no acidente.
Sem dinheiro,sem carro e com divida a pagar..Meio controverso não?

mario arcangelo martinelli disse...

Sim, amigo, "nunca neste pais os banqueiros (seguradoras incluídas)mandaram tanto"....

Mas não é o seu caso. Vc pode acionar o responsável pelo acidente para recuperar todos os seus prejuízos.

A Seguradora age em nome do segurado, ela não tem poder para impor nada a terceiros.

É que processo judicial custa caro, demora e tem resultado incerto...

Unknown disse...

bati em um carro e deu perca total no carro do terceiro agora o seguro me ligou falando que eu vou ter que pagar o que fazer?

mario arcangelo martinelli disse...

Qual a razão da negativa ?

Eunice Brito disse...

Fui assaltada recentemente e meu carro foi recuperado. Levei o carro para uma oficina credenciada a seguradora do seguro, mas o orçamento deu perdas total. Acho que o orçamento foi muito alto. Sou obrigada a aceitar a perda total? Acho que faria este serviço bem mais barato em uma oficina que não seja credenciada.Como devo proceder? Posso tentar negociar com a seguradora para ficar com o carro e transformar em uma indenização parcial?

mario arcangelo martinelli disse...

Pode sim tentar negociar.

Pegue orçamento de sua oficina e negocie com a seguradora pois vc não é obrigada a aceitar a oferta da seguradora. Vc pode cobrar diretamente do outro motorista, caso eles não aceitem.

Passando pelo FB, curte nossa page : https://www.facebook.com/martinellidr/

Unknown disse...

Olá
Meu carro estava estacionado e uma moto de alta cilindrada colidiu com um veículo dirigido por uma mulher e ela bateu na traseira do meu carro.
Ela acionou o seguro dela.
Meu carro foi rebocado para uma oficina credenciada da seguradora dela.
Meu carro esta com uma ação revisional no financiamento.
Se der perda total, como fica a situação?
Outra dúvida: a atendente da seguradora falou que não é necessário fazer B.O. Pois o veículo está registrado na seguradora como envolvimento à terceiros. Pois se fosse envolvimento direto, teria que ser rebocado para o pátio do DETRAN.
O veículo também sofreu panes elétrica como curto-circuito no pisca alerta e buzina pois o alarme disparou e depois saiu uma fumaça parando a buzina e pisca.
Eu trabalho usando o veículo e agora estou parado sem poder trabalhar.
Tenho uma empresa MEI e tudo está parado
Não consigo fazer nada sem o veículo.
Como devo proceder?
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...